Afinal, a musculação emagrece ou não?

Afinal, a musculação emagrece ou não?




Muitas pessoas preocupadas em emagrecer - e até médicos - acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 Kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde se usa o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 Kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.


Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento. 
CREATINA

CREATINA


Conhecida por atletas e fisiculturistas do mundo inteiro, preocupados em garantir seus lugares nos podemos, a creatina, que é um composto produzido pelo nosso próprio corpo, somente mais recentemente foi liberada no Brasil pela Anexa, pois antes seu consumo não era permitido no nosso pais, apesar das pesquisas indicarem que a substancia parecia não apresentar danos ao organismo humano, para consumo dos esportistas e freqüentadores de academias, tanto homens como mulheres, interessados em ganhar músculos.


Creatina
Essa substância é recomendada para aumentar a massa muscular, incrementando com isso a velocidade dos corredores em provas de velocidades, entre outras qualidades. Algumas pesquisas sugerem também um efeito positivo na capacidade mental do individuo consumidor, sendo utilizada principalmente por estudantes, que precisam estar com uma boa atividade cerebral, para aprender seus conhecimentos.

Do que é formada


Suplemento

A cretina é uma substancia formada por aminoácidos, que também são encontrados em alguns alimentos, e é esta localizada em mais de 95% das células musculares do corpo humano, onde sua produção energética pode levar às pessoas, pelo aumento de sua concentração nesse local, a uma recuperação mais rápida, quando praticados treinamentos muito rígidos. O corpo humano produz cerca de 2 gramas dessa substancia nutriente em nosso organismo.
Quando em forma de suplemento é utilizada para aumentar a força e tamanho do músculo, prevenindo problemas advindos de intensos exercícios físicos. Quando utilizada pelos atletas, são capazes de aumentar a velocidade deles, também conseguem levantar mais peso e pulam muito mais alto, aumentando com isso, a chance efetiva de ganhar alguma competição.

Evolumização Celular

Efeitos

A volumização celular também conhecida como hidratação intracelular é um processo, que se caracteriza pela elevação do nível de água no interior da célula muscular, quando ele leva cretino. Com a ingestão em forma de suplemento, associada ou não a ingestão de dieta com alimentos ricos nessa substancia, a célula muscular fica hidratada, tendo como conseqüência o aumento de seu tamanho, facilitando a aquisição de novos músculos.
É importante ressaltar que esse processo, não rapte água, somente hidrata o interior celular. Por esse motivo à creatina é um dos suplementos mais estudados e testados, pois segundo alguns pesquisadores, a pessoa pode ganhar de 4 Kg a 7 Kg de massa muscular, num período relativamente curto de 2 semanas mais ou menos sem efeitos colaterais observados, somente a sensação de cãibras musculares, descritas por algumas pessoas.
Por tudo isso, a creatina é um dos suplementos alimentares, mais conhecidos em todo mundo. Atletas de varias partes a utilizam, baseando-se nos experimentos realizados, que a consideraram eficaz, no ganho muscular para pessoas que praticam treinamentos de grande impacto.
Os profissionais especializados na área, nesse caso são dois, o nutricionista e o professor de educação física, são as pessoas certas para se consultar, quando na ingestão de qualquer suplemento alimentar, que auxiliam no ganho muscular melhorando o desempenho do individuo em competições e treinos.

Fonte: culturamix.com
Quer emagrecer com saúde

Quer emagrecer com saúde



Você quer emagrecer com saúde?


como emagrecer
Se você quer eliminar as gordurinhas e ficar com um corpo durinho e bonito, com certeza tem que ter muita perseverança, determinação e dedicação.
Emagrecer significa perder massa gordurosa. Essa perda de gordura pode ocorrer sem que você perca peso na balança. Aliás, emagrecer saudavelmente resulta em perder gordura e aumentar a massa muscular, fazendo com que você mude a sua composição corporal. Siga algumas dicas e verá o resultado:


1. Combine exercícios aeróbios (caminhar, pedalar, nadar, correr...), musculação e alongamentos.

 Esta é, sem dúvida, a melhor fórmula para quem quer emagrecer e ficar sarado.
Você tem que se preocupar em tornar os seus músculos, ossos, tendões e ligamentos fortes e flexíveis, fazendo musculação e alongamentos e melhorar o seu condicionamento cardio respiratório com as atividades aeróbias e também com a musculação.

Além disso, ambas as atividades reduzem o risco de doenças como Hipertensão, Diabetes,osteoporose e ajudam a eliminar as gordurinhas extras (as atividades aeróbias a mais curto prazo e a musculação num prazo mais longo). Até pouco tempo as atividades aeróbias eram as mais indicadas na perda de gordura, hoje isto vem mudando, primeiro porque você não irá querer emagrecer e ficar flácida e fraca, depois, porque estudos recentes comprovam que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gordura pelo organismo.

2. A avaliação é indispensável.

Faça uma avaliação antes de iniciar qualquer programa de atividades físicas, para conhecer o seu nível de condicionamento e assim trabalhar com segurança e eficiência.

3. Dedique-se.

Você terá que priorizar. Insista e treine pra valer! Faça exercícios de cinco a seis vezes por semana, dividindo os exercícios de acordo com os seus objetivos e tempo disponível.

4. Tenha paciência.

Cada organismo responde de uma forma aos exercícios físicos. Uns respondem rápido, outros demoram mais tempo, mas sempre a resposta é boa. Pessoas que fazem exercícios regularmente são mais saudáveis, bonitas, bem-humoradas, ativas, jovens, atraentes. Além de conseguir manter o peso ideal de acordo com o biótipo que possui.

Não espere grandes resultados em 1 mês. Na verdade o aumento da massa muscular e a diminuição da gordura ocorrem a partir do primeiro dia de treino, mas os resultados estéticos só aparecem depois do segundo ou terceiro mês, dependendo do biótipo, condicionamento e histórico esportivo da pessoa.

5. Varie o treino.

A rotina dos exercícios deverá ser mudada, quando houver necessidade, pois o corpo humano se adapta rapidamente aos novos estímulos e só se modifica quando é obrigado. Por isso é importante ter o acompanhamento de um instrutor.

6. O repouso é importante.

Respeite o repouso, para evitar lesões e ter os resultados que espera.

7. Durma bem.

Dormir cerca de oito horas é fundamental para repor as energias, fazendo com que você tenha um bom rendimento nos treinos.

8. Faça dieta alimentar balanceada.

Consulte uma nutricionista, pois você tem que saber se alimentar adequadamente, dividindo as refeições de acordo com a sua necessidade. Comer várias vezes ao dia (de cinco a seis vezes por dia) em pequena quantidade estimula o metabolismo a gastar mais energia, acelerando-o e facilitando a perda de gordura.

9. Hidrate-se.



Na hora de praticar exercícios físicos é muito importante a hidratação adequada ao tipo e duração do exercício. A capacidade física diminui com a desidratação, porque ao colocar os músculos em movimento, são ativados mecanismos para a produção de energia celular, usada na contração destes músculos. Uma parte desta energia é perdida na forma de calor ou transpiração, para refrigerar o organismo (controlando a temperatura do corpo). Uma perda líquida de 3% (2,1 kg em uma pessoa de 70 kg) diminui a resistência física e a eficácia da contração muscular, com queda significante da performance. Estas perdas podem provocar dores de cabeça, vômitos, tontura, câimbras etc. A desidratação pode levar até a morte.
Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza 
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
Informação do site http://cyberdiet.terra.com.br/
Musculação e diabetes

Musculação e diabetes

Musculação e diabetes

Em estudo publicado na revista cientifica "Diabets Care", pesquisadores Norte-Americanos relataram  os benefícios da musculação para indivíduos portadores da diabetes tido II.
Os diabetes do tipo II apresentaram uma resistência ou baixa afinidade a insulina, que é o hormônio responsável pelo processo de trasporte das moléculas de açúcar para dentro das células musculares.
Devido a essa baixa afinidade das células musculares, o nível de açúcar extra-celular
atinge níveis elevados, caracterizando a hiperglicemia e a diabetes.
Utilizando 16 semanas de treinamento intenso em musculação, os pesquisadores detectou um aumento na massa muscular, diminuindo a pressão arterial e na gordura abdominal.
O resultado mas interessante foi o de uma mulher taxa de flutuação da glicemia, que é popular mente conhecida como a quantidade de açúcar no sangue, resultando em uma diminuição da utilização dos medicamentos para este fim.
este resultado soma-se aos diversos estados que têm demostrado a utilização da musculação não apenas mantedora de saúde, mas, sim, como auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Referencia: Revista de musculação Super Treino
Musculação vira remédio para idoso combater doenças

Musculação vira remédio para idoso combater doenças

Musculação vira remédio para idoso combater doenças 

   São Paulo - Exercícios físicos se tornaram tão importantes quanto os remédios no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatóide. Não à toa, estima-se que a freqüência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica tenha aumentado cerca de seis vezes nos últimos dez anos. De olho nesse filão, muitos estabelecimentos têm feito parcerias com consultórios médicos e oferecido descontos e atividades específicas para os idosos por eles encaminhados. Surgiram até academias especializadas nesse público, com equipe médica própria e instalações adaptadas a quem tem mobilidade reduzida.

O boom teve início após a comprovação, no início da década passada, de que exercícios com sobrecarga são capazes de impedir o avanço da osteoporose, conta Kleber Pereira, presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad.). "Os médicos passaram a recomendar a musculação para os idosos, que hoje representam quase 30% de nossos alunos."
Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da musculação para outro problema que atinge quase 60% das pessoas com mais de 60 anos: a osteoartrose. Caracterizada pelo desgaste das articulações, a doença causa dor e restringe os movimentos.
"Até pouco tempo atrás, pacientes com artrose recebiam a recomendação de praticar apenas atividades leves e evitar carregar peso ou subir escadas", conta Julia Greve, coordenadora do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da Faculdade de Medicina da USP. Mas hoje já se sabe que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga na articulação, diminui a dor e recupera a amplitude dos movimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Hipertrofia

Hipertrofia


Hipertrofia



Aroald  Schwarzernegger 
    Para mim hipertrofia é o aumento da massa muscular uma reação a um estímulo que é o treino, a musculação, seguido de uma boa alimentação rica em proteínas. Mas para os especialistas a Hipertrofia é o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados. Para ocorrer hipertrofia, devem-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares. Além disso, as células devem ter suas organelas e sistemas enzimáticos íntegros, por isso células lesadas não podem se hipertrofiar. Órgãos e tecidos cuja atividade depende da estimulação nervosa só podem hipertrofiar se a inervação estiver preservada.

Ocorrências de Hipertrofia


    A hipertrofia é sempre uma forma de adaptação das células e dos órgãos frente a maior exigência de trabalho, podendo ser fisiológica ou patológica. A hipertrofia fisiológica ocorre em certos órgãos e em determinadas fases da vida como fenômenos programados, como a musculatura uterina durante a gravidez. As hipertrofias patológicas aparecem em conseqüência de estímulos variados. Como exemplos a hipertrofia do miocárdio, quando há sobrecarga do coração por aumento da pressão ou do volume do sangue, a parede cardíaca sofre hipertrofia.
    A hipertrofia também pode ocorrer por causa de estímulos hormonais sobre determinado tecido (como na hipertrofia endometrial durante a fase estrogênica do ciclo menstrual).
    Geralmente a Hipertrofia ocorre simultaneamente à hiperplasia, o que é raro em mamíferos, pois se exige que a condição seja muito extrema, exceto em tecidos cujas células não se multiplicam (isto é, em tecidos nos quais as células estão em estado G0 no ciclo celular).
    A capacidade de hipertrofiar é diferente de acordo com o tipo celular. Para cada célula a uma dose critica acima da qual o estimulo para hipertrofia deixa de provocar uma reação adaptativa para produzir processos regressivos. Em alguns casos o estimulo que leva a hipertrofia provoca também aumento do material genético, podendo haver poliplóides ou multiplicação celular.
   A hipertrofia é um processo reversível, cessado o estimulo, a célula volta ao aspecto normal. Assim, após o parto o útero readquire suas dimensões normais. Porem se o estimulo persistir ou aumentar alem da capacidade adaptativa, pode ocorrer dois eventos: multiplicação celular (hiperplasia) se a celular tem capacidade reprodutiva, e degenerações variadas e até morte celular. 



Treinamento de hipertrofia
Aroald  Schwarzernegger 

    Existem treinos especifico para resistência, treino de força não pode faltar o trino de especifico de hipertrofia, que são constituídos por exercícios de hipertrofia e seres de musculação ligeiramente diferente dos outros treinos, com cargas proporcionadas aos músculos com o aumento da carga os músculos crescem para que o corpo se adapte aos novos esforços, sabendo porem que a hipertrofia pode aumentar os músculos sem aumentar muito a força física, mas os individuo precisam esta suprido de uma boa alimentação, o princípio do aumento da carga sobre os músculos é o mais importante na hipertrofia, por isso o s treinos devem ser a primeira coisa a ser analisado. Existem algumas teorias a cerca dos planos de treinos específicos, considera-se que fazendo exercícios acima de 15 repetições representa pouco esforço para o músculo trabalhado não sendo por isso indicado para estimular o crescimento.
    Qualquer crescimento muscular, o aumento da quantidade de proteínas ingeridas é fundamental é fundamental para a hipertrofia. As proteínas são extremamente importantes para ter uma vida saudável, pois ajudam a manter um bom funcionamento do corpo, ajuda no ganho de massa muscular entre outros benefícios.



                                          Antes e depois           
    
Veja estas fotos do antes quando eu não estava treinando e depois que voltei a treinar. Como eu já disse anterior mente meu treinamento é moderado quatro vezes por semana. Logo vou mudar meu ciclo de treinamento e estarei postando para todos os avanços ou não de uma rotina de treino diferente.
Perfio Saudável

Perfio Saudável




Ola!

    Eu sou Robson e vou contar um pouco de como eu comecei malhar. Quando eu comecei tinha 18 anos agora tenho 29, sempre malhava por algum tempo e parava, ia jogar capoeira, nadar e treinar Taekwondo malhava 6 meses um ano nunca dei uma seqüência legal de treino, agora eu voltei a treinar e cheio de curiosidade sobre hipertrofia e outros assuntos relacionado a ganho de massa ai me veio a ideia de criar esse blog e postar algumas coisas que eu descobre em minhas pesquisa. Quando eu comecei  estudava em Mar Grande e La a galera gostava de radicalizar a pressão era grande mas eu me contive e optei pela minha saúde a galera do colégio e colegas da academia era gente boa eles diziam que eu malhava natoralnente (junção na tora com naturalmente) porque eu não usava anabolizantes alias eu usava pouca coisa ainda continuo usando poucos suplementos mas minha vontade de malhar é muita. Malho 4 dias por semana na:
Primeiro dia, pernas e abdome
Segundo dia, peito e costa
Terceiro dia, descanso
Quarto dia, pernas e tríceps
Quinto dia, Ombro e bíceps
Estou sempre mudando eu treino o que não muda é a freqüência que eu malho perna, nessa é que eu dou o meu máximo nesses dois dias não tem tempo ruim tenho que pegar pesado e sair da seção com minhas pernas bem trabalhada tudo isso por que sempre tive pernas finas. Agradeço sua paciência e espero que vocês venham sempre e curta tudo que eu postar e, por favor, dê sua opinião faça sua critica me ajude a melhorar as publicações nesse blog.




Vamos falar um pouco de saúde


     O tema que vamos abordar nesse blog esta diretamente ligado a saúde. Mas o que é saúde?
     É uma palavra que tem muitos significados. Quando falamos em saúde, geralmente nos referimos a um "estado", isso é, um modo de estar saudável ou doente  na vida, que pode ser  relativo a indivíduos sãos ou enfermos ou grupo de indivíduos populações.
o termo saúde também pode se referir a uma "ação" ou "serviço", ou seja, o "autocuidado" seja o cuidado prestado pela família ou amigos´seja o cuidado por profissionais e trabalhadores de saúde inseridos em instituição de saúde cujo conjunto compõe o sistema de saúde existente em um determinado local.
   A Reforma Sanitária Brasileira introduz, na Constituição de Saúde moderna, abrangente e generosa.
  Saúde passa a ser como um direito social individual de todo e qualquer cidadão, a ser a ser garantido mediante a politicas econômicas e sociais que contribuam para a melhoria da e a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e grupos, nas se inclui o acesso universal, igualitário e equitativo a prevenção e recuperação de da saúde.








Aproveitando o tema saúde deixo esse apelo

A IRMÁ do AMIGO da TIA da ESPOSA do PRIMO da VIZINA do SEU PAI está precisando.

   É fácil e não dói nada eu soou um doador voluntário na minha cidade não tem um hemocentro e sempre que vou a Salvador eu procuro doar porque nunca sabemos quando vamos precisar é como o tema do HEMOBA, A IRMÁ do AMIGO da TIA da ESPOSA do PRIMO da VIZINA do SEU PAI está precisando é uma meia hora que pode salvar uma vida. Veja como você pode se torna um doador voluntario.
Tem a doação de medula óssea
Popular mente medula óssea e o tutano, a medula óssea é um tecido liquido que ocupa o interior do sangue. O transplante de medula só é necessário quando surgem doenças do sangue, como a Anemia Aplástica Grave, alguns tipos de leucemia linfomas e mielomas.

Passo a passo para se torna um doador

A medula óssea Ter de 18 a 55 anos e gozar de boa saúde.

Preencher um formulário com dados pessoais e realizar uma coleta de sangue com 5 ml para teste de compatibilidade.

Os dados pessoais os resultados dos exames serão armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é chamado para exames complementares e para e para realizar a doação. A retirada da medula é feita por meio de punções no osso da bacia e se recompõe em apenas 15 dias.

Não esqueça doe vida
embarque nessa onda salve uma vida não custa nada