Esteroides anabolizantes - O que são uso, efeitos

Esteroides anabolizantes - O que são uso, efeitos




O que são esteroides anabolizantes? 

Os esteróides anabolizantes são variações sinteticamente produzidas do hormônio natural masculino testosterona. Tanto homens quanto mulheres produzem testosterona. A nome completo dessa classe de drogas é esteróides (classe de droga), anabolizantes (construtor de tecido) androgênicos (promove características masculinas).

Por que algumas pessoas fazem uso indevido de esteróides anabolizantes? 

Os esteróides anabolizantes têm uso indevido por bodybuilders, atletas e fanáticos pela aparência musculosa que acham que assim ganham vantagem competitiva ou melhoram a aparência física. Esteróides têm o propósito de aumentar a massa muscular, força e agressividade. Como efeito, algumas pessoas fazem uso dos esteróides anabolizantes para aumentar o tamanho dos músculos e força, o que alguns acreditam também melhoraria a aparência. Médicos podem receitar esteróides com propósitos legítimos como para a perda da função dos testículos, câncer de mama, baixa quantidade de células vermelhas sanguíneas, puberdade atrasada, e estados debilitantes decorrentes de cirurgia ou doença.

Efeitos adversos do uso de esteróides anabolizantes 

Aqueles que fazem uso de esteróides anabolizantes ficam vulneráveis a efeitos adversos, muitos dos quais são irreversíveis. Os efeitos adversos a curto-prazo do uso de esteróides anabolizantes são conhecidos. Entretanto, os efeitos a longo prazo ainda não são bem estudados. 

Efeitos adversos para homens:
* Calvície.
* Desenvolvimento de mamas (ginecomastia).
* Ereções doloridas.
* Encolhimento dos testículos.
* Perda da função dos testículos. 

Efeitos adversos para mulheres:
* Crescimento de pelos na face e corpo.
* Engrossamento da voz.
* Redução dos seios.
* Aumento do clitóris.
* Irregularidades menstruais. 

Efeitos adversos tanto para homens como para mulheres:
* Acne.
* Retenção de fluidos.
* Icterícia.
* Crescimento interrompido em adolescentes.
* Elevação dos níveis do colesterol ruim.
* Diminuição dos níveis de colesterol bom.
* Alterações de humor.
* Sentimento de hostilidade aumentado.
* Agressividade.
Esteróides anabolizantes e doping
O comitê Olímpico Internacional e a maioria das ligas esportivas profissionais banem o uso de esteróides anabolizantes. Tanto pelos seus efeitos adversos potenciais, quanto pela vantagem desonesta proporcionada pelo doping.Os precursores de esteróides também são substancias banidas. Há testes regulares antidopings que detectam o uso de esteroides anabolizantes.

O que fazer caso um amigo que faça uso de anabolizantes?


O aspecto mais importante para diminuir o uso de esteróides anabolizantes é a educação sobre seus efeitos adversos perigosos. Eles devem se concentra em ter uma dieta apropriada, descanso, e boa saúde geral emocional e física. Milhares de pessoas foram bem sucedidas no esporte e obtiveram boa aparência sem uso de esteróides anabolizantes.

Crédito:
Tradução: 2008 Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: Drug Enforcemet Admimistration – Office of Diversion Control

Informações Erradas Sobre os Anabolizantes

Testosterona

Quando o anabolizante se tornou mais popular, foram difundidas diversas informações a respeito dele, e muitas delas estão erradas, o que acaba fazendo com que as pessoas tenham uma imagem distorcida do medicamento e seus efeitos colaterais.

Muitos afirmam que os anabolizantes provocam a diminuição do pênis, essa informação deve ter sido construída a partir do efeito de atrofiamento temporário dos testículos.Outra informação errada é a de que os anabolizantes podem matar, mas como eles são muito usados entre os médicos, já fica provado que essa é mais uma lenda. Talvez essa informação tenha sido criada quando um jogador de futebol americano morreu, sua morte foi divulgada como tendo sido causada por um câncer no cérebro que teria sido supostamente provocado por anabolizantes.
A verdade é que não se deve confiar em informações exageradas, mas também não se deve confiar em qualquer substância sem informação de um profissional da área médica. Quando se trata de saúde, todo o cuidado é pouco!


Por Heloisa Prado


 Uso médico

Os esteróides anabólicos foram testados por médicos para muitas finalidades desde a descoberta da testosterona sintética dos 1930s aos 1950s, algumas com sucesso. Um dos usos iniciais de esteróides foi para o tratamento de cansaço crônico, como o dos prisioneiros nos campos de concentração nazistas e prisioneiros de guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, pesquisas foram realizadas pelos cientistas alemães para a síntese de outros esteróides anabólicos, e foram feitos experimentos em prisioneiros humanos e nos próprios soldados alemães, esperando aumentar as tendências de agressividade de suas tropas. O médico de Adolf Hitler  revelou que Hitler recebeu injeções de derivados de testosterona para tentar tratar várias de suas doenças.
Depo testosterona, uma forma sintética de testosterona produzida para fins médicos.
Estimulação da medula óssea: Durante décadas, os esteróides anabólicos foram importantes para a terapia de anemias hipoplásicas não causadas por deficiência nutritivas, especialmente a anemia aplásia. Os esteróides anabólicos vêm sendo lentamente substituídos por hormônios sintéticos (como a epoetina alfa) que estimulam seletivamente o crescimento de precursores das células do sangue.
  • Estimulação do crescimento: Os esteróides anabólicos foram receitados em larga escala por endocrinologistas pediátricos para crianças com deficiência no crescimento dos anos 1960s até os 1980s. A disponibilidade de hormônio do crescimento sintético e a estigmatizarão social crescente sobre o uso de esteróides anabólicos levou à descontinuação deste uso.
  • Estimulação do apetite e preservação e aumento de massa muscular: Esteróides anabólicos têm sido dados para pessoas com condições crônicas desgastantes como câncer e AIDS.
  • Indução da puberdade masculina: Andrógenos são receitados para muitos garotos com atraso da puberdade. Atualmente a testosterona é praticamente o único andrógeno usado para esse fim, mas esteróides anabólicos sintéticos foram usados anteriormente nos anos 1980s.
  • O enantato de testosterona pode mostrar-se um método útil, seguro, reversível e efetivo para contracepção hormonal masculina num futuro próximo.
  • Usado para problemas relacionados com a idade em idosos. Os esteróides anabólicos têm se mostrado como auxiliares em muitos problemas da velhice.
  • Usado em terapia de reprodução hormonal para homens com baixos níveis de testosterona. (veja hipogonadismo)
  • Usado para dismorfia de gênero: ao passo que as características secundárias masculinas (puberdade) se iniciam em pacientes diagnosticados como femenino-para masculino. Os derivados mais utilizados da testosterona são o Sustanon e o Enantato de Testosterona que tornam a voz mais grave, aumentam as massas musculares e ósseas, os pêlos faciais, os níveis de células vermelhas do sangue e o clitóris.

Uso e abuso

Os esteróides anabólicos têm sido usados por homens e mulheres em muitos tipos diferentes de esportes (criket, atletismo, levantamento de peso, fisiculturismo arremesso de peso, ciclismo, etc.) para atingir um nível competitivo ou para ajudar na recuperação de lesões. O uso de esteróides para se obter vantagens competitivas é proibido pelas leis dos corpos governamentais de vários esportes.
Os esteroides anabólicos têm sido prevalentes também entre os adolescentes, especialmente aqueles que praticam esportes. Foi sugerido que a prevalência de uso entre os estudantes das Universidades americanas pode chegar a 2,7%. Os estudantes homens usaram mais do que as mulheres e aqueles que participavam de esportes, em média, usaram com mais freqüência do que aqueles que não praticavam.
É extremamente difícil determinar a percentagem da população que tem utilizado recentemente esteroides anabólicos, mas esse número parece ser muito baixo. Os usuários de esteróides tendem a ser homens entre 15 e 25 anos e fisiculturistas não-competitivos e não-atletas que usam por razões cosméticas.

Mais informações na Wikipédia -http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide_anabolizante


Imagens referente a anabolizante
















Documento sem título

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima