Natação

Nesse fim de semana (17/02/2013) eu e mais 6 amigos fez uma pequena maratona aquática cerca de 5 km Mar Grande a Bom Despacho na Ilha de Itaparica eu sente muitas dores nas pernas e pesquisando o assunto e encontrei essa matéria cuja fonte eu pequei em não copiar para dar o devido credito.Veja a foto a baixo com o trajeto.

História

Na Grécia, a natação era considerada fundamental para a formação física de jovens e de soldados gregos, mas não figurava nas competições dos Jogos da Antiguidade. A partir do século XVII, estilos e regras foram sendo estabelecidos.

No século XIX, a atividade fica em evidência por feitos heroicos como o do nobre britânico Lord Byron. Inspirado em uma história mitológica, ele encarou com sucesso o desafio de atravessar o Estreito de Dardanelos – canal que liga a Europa à Ásia. Outra façanha foi realizada por um soldado de Napoleão Bonaparte que escapou de uma prisão inglesa e atravessou o Canal da Mancha a nado.

Em meados do século XIX já ocorriam algumas competições - a primeira disputa oficial ocorreu na Austrália, em 1958. Dez anos depois, foi a vez de Inglaterra e Estados Unidos realizarem competições.

O esporte participou dos Jogos Olímpicos Atenas 1896, os primeiros da Era Moderna, com três provas: 100m, 500m e 1.200 livres. As disputas foram realizadas no mar.

Curiosidades

No Brasil, o primeiro campeonato de natação foi promovido em 1898, no Rio de Janeiro, e a prova consistia na travessia de 1.500m entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia.

As piscinas fechadas, exclusivas para competições de natação, só começaram a ser utilizadas entre os anos 1930 e 1940. A determinação das medidas oficiais das piscinas de competição foi feita pela Federação Internacional de Natação (FINA). Calcula-se que numa piscina olímpica de 50m caibam quase 2 milhões de litros de água.

Maratona Aquática

A maratona aquática, uma disciplina da natação, estreou no cenário olímpico nos Jogos de Pequim 2008. A decisão de incluir o esporte nos Jogos foi anunciada em outubro de 2005 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Ela representou o reconhecimento da importância e do destaque que as disputas de natação em águas abertas ganhavam nos mais diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

Nesse esporte, o objetivo dos atletas é cumprir determinada distância no menor tempo possível. O vencedor sempre é o atleta mais veloz. Os atletas competem no mar ou em rios, onde devem cumprir uma distância que para as competições olímpicas e pan-americanas foi definida em 10km.

O Brasil vem tendo uma experiência extremamente bem-sucedida nesse esporte e, ao sediar os Jogos Pan-americanos Rio 2007, fez uma espécie de ensaio da maratona, oferecendo a atletas e também ao público a chance de “experimentar” a competição antes que ela passe a ser disputada nos Jogos Olímpicos.

Ana Marcela Cunha foi a primeira mulher brasileira a subir no lugar mais alto do pódio em toda a história do Mundial dos Esportes Aquáticos. A atleta baiana venceu a maratona dos 25 km, em julho de 2011, em Xangai, na China.

Nadando sempre contra a correnteza.







COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima